Drama
- Elenco: José Wilker, Glória Pires, Antônio Fagundes, Paulo Betti, Christiane Torloni, Giulia Gam
- Roteiro: Francisco Ramalho Jr e Mario Prata
- Direção: Francisco Ramalho Jr
Sinopse
Besame Mucho conta a história dos amigos Xico (José Wilker) e Tuca (Antônio Fagundes), que se casaram com duas amigas, Olga (Glória Pires), e Dina (Christiane Torloni) e viveram sonhos, realizados ou não. O filme começa na década de 1980, com a crise das relações dos dois casais: Xico está se separando de Olga e Tuca está enlouquecido, ameaçando Dina com uma faca. A partir desses fatos, a história passa a ser narrada do fim para o começo. Primeiro vem o efeito e depois vão se descobrindo as causas.
Xico veio do interior para São Paulo e é escritor de sucesso. Só que seus livros são escritos por sua mulher Olga, que também veio do interior, exilou-se em Paris em 1968 e criou reputação como socióloga. Tuca é amigo de Xico desde a infância, permaneceu no interior como homem de negócios realizado e se casou com Dina, que escolheu ser esposa e mãe. Mas ela tem a cabeça cheia de ensinamentos religiosos e por isso vive as mais loucas fantasias sexuais na tentativa de auto-conhecimento.
As relações desses casais são mostradas como um retorno no tempo, com passagem por baile de debutantes, colégio de freiras, concurso de Miss Brasil, PT, machismo e feminismo, Marilyn Monroe, AI-5, as lutas políticas de 1968, a revolução de 64, namoros nas noites interioranas de domingo, ejaculação precoce e tudo o que foi importante na vida dos personagens. Esse retorno mágico e realista no tempo, descreve a amizade entre dois homens—nascidos na mesma cidade do interior—que viveram a alegria dos anos 60, o desencanto dos anos 70 e a queda na real dos anos 80. Um retorno que, no final, chega às causas que fizeram dos personagens o que eles são: o namoro com as duas garotas, ingênuas e simples, ao som da música que dá nome ao filme.