Crônicas

No início eram verbos. Palavras, palavras, palavras, diria mais tarde Shakespeare, um homem quase igual a Ele.

Mas Deus ainda não tinha com quem conversar e criou o Homem (Adão, Caim, Nero, Hitler, Bin Laden, Bush e uns brasileiros) pra ficar batendo papo-furado.

E Deus criou a Mulher para ter uma segunda opção. Mas disse aos dois - Ele era terrível - que ninguém podia comer a maçã. Afirmou que fazia mal, que tinha veneno e outras bobagens. Santa ingenuidade, atiçou o casal. Comeram a maçã. Dizem que nesse primeiro dia, comeram umas seis. Foram expulsos de casa.

E o mundo descobriu que o Sexo era melhor que comer maçãs no Éden (um lugar com esse nome não podia dar certo). E começou a sacanagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Depois do sexo, Deus, só de picuinha inventou a culpa e a Psicanálise. Além do Zoloft, Lexotan, Frontal, Lexapro e o Óleo de Ricino de Bacalhau só para sacanear as crianças, é claro, que ele iria inventar no dia seguinte.

E Ele acordou mesmo de bom humor e fez sua melhor criação: as Crianças. A quem Ele, carinhosamente, chamava de meus capetinhas.

Mas as crianças cresceram e viraram Gente grande.

E, para cada pessoa, Deus criou um Lugar

E Deus, que ainda não tinha cansado de trabalhar, criou os Objetos para colocar nos lugares.

E, com isso, foi enchendo o mundo de Coisas. A maioria delas inúteis.

Mas, para que o Brasil pudesse ser inventado, criou primeiro Portugal. E a anedota.

Que o Brasil foi criado no sábado não é novidade para ninguém. E, no sábado, depois de comer feijoada e de umas caipirinhas, Deus criou, até que enfim, o Brasil. E colocou os brasileiros aqui.

E se você pensa que Ele descansou no domingo, está muito enganado.
                                                                          Ele criou, finalmente, a Copa do Mundo.